A IMPORTÂNCIA DAS RODAS NAS CARRUAGENS DA MALA-POSTA
Havia 2 componentes nas carruagens, ás quais os cocheiros dedicavam especial atenção, a lança e as rodas, a primeira quando se partia, a carruagem ficava sem controlo e despistava-se, as rodas quando colapsavam provocavam acidentes imprevisíveis, cada carruagem da malaposta de origem Francesa pesavam aproximadamente 1.900 Kg. Vazia, mais os passageiros, até 12, mais a carga de correio e demais bagagens, no total  seriam aproximadamente  2.600 Kg,. Que as rodas tinham que suportar ao longo de 300 Km.do percurso entre Lisboa Coimbra e Porto, por esta razão as rodas das carruagens tinham características especiais para aguentar este enorme esforço, para se ter uma ideia da robustez destes componentes, cada roda traseira, portanto as maiores, pesavam entre 60 e 70 Kg, com as ferragens, os cubos e as Pinas eram feitos de madeira de azinho, e com a madeira semi-verde, pois em seca era impossível trabalhá-la, tinha um comportamento como o ferro, para lhe conferir ainda maior robustez, os raios não eram simétricos, mas sim escalonados a 3 e 7 graus em relação ao cubo do lado de fora, nas investigações que fiz a este respeito, há relatos de, nos meses mais quentes do ano era  habito enrolar uma serapilheira encharcada em água em volta do cubo junto dos raios a fim de manter todo o conjunto mais uniforme e evitar que os raios do sol incidissem sobre eles, provocando folgas e gretas e evitar assim o colapso das rodas, Havia em todas as estações de muda uma ferraria onde dispunham de rodas suplentes para todas as eventualidades, os eixos das rodas eram lubrificados também com alguma regularidade  devido ao grande atrito provocado pelo peso e grandes distâncias percorridas, os lubrificantes usados eram uma mistura de óleo com sabão.
Em relação ás rodas desta miniatura que agora vou iniciar, dado que são muito similares ás anteriores eu não me vou alongar muito em pormenores, apenas as partes principais que as compõe, várias  pessoas me tem abordado este tema, da construção das rodas, pois é um trabalho que requer alguma habilidade e muito treino, mas aqui vão algumas fotos deste trabalho.


 Nesta foto é possível  ver o escalonamento dos raios, de fora 3 º interiores 7 º
 Algumas fases da construção das rodas, após o desenho feito á escala 1/10 as pinas cubos e raios.


 Gabarito para centrar e afinar os raios dentro das rodas.

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