Final da construção da carruagem da mala-posta nº5,
Hoje tenho o prazer de fazer a apresentação a todos os meus amigos e admiradores destes trabalhos, e obrigado a todos pelo vosso interesse.
Julgo ser também importante tecer algumas considerações acerca destas carruagens da malaposta.para que  fiquem com uma ideia mais clara do serviço prestado por elas no Sec. XIX, estas quatro carruagens, são património do acervo museologico do Museu da Fundação Portuguesa das Comunicações, onde se encontram em exposição e em optimo estado de conservação e restauro, pelas investigações que fiz nesta matéria, concluí que são únicas no mundo, à excepçao da carruagem de origem Inglesa, que existem várias espalhadas pela Europa fora, em concursos de atrelagem, exposições estáticas viagens turísticas e laser, o nome delas, original é royal mail coach, mas também são conhecidas como road mail coach e park Drag.
estas carruagens tiveram um papel preponderante no desenvolvimento económico e social do país, no Século XIX, ao aproximar cidades vilas e aldeias, no transporte de correio , passageiros, encomendas e mercadorias diversas, elas foram o primeiro transporte público de passageiros em Portugal.
Mas com o chegar do primeiro comboio ao Porto no dia 7/7/1864, este ditou o fim das carruagens da mala-posta, nesta ligação entre Lisboa e Porto, Muito provavelmente esta data  estará associada à carruagem de origem Belga Nº 7 número que lhe terá sido atribuído como forma de reconhecer os valiosos serviços pretados por esta carruagem que no dia 7/7 / 1864 que fazia a última viagem de regresso do Porto a Lisboa,
Seguidamente vou mostrar algumas fotos e um pequeno filme a fim de verem algumas das funcionalidades desta carruagem. qualquer informação ou esclarecimento que me desejem fazer acerca destes trabalhos, por favor, estejam á vontade, terei todo o prazer em poder ajudá-los,grato pela vossa atenção, e coordiais saudações a todos.













Comentários

Mensagens populares deste blogue

Réplicas de Coches - José Cardoso Brito

CARRUAGEM DA MALA-POSTA 7 FINAL DA CONSTRUÇÃO

carroça de transporte de barris de vinho